livros
teses
textos
livro neip
imagens
parceiros
simpósio
eventos
links
cursos
 
Busca
  ok
   mapa   
veja em:   Inglês    
NEIP
voltar para bullet de linksPágina Inicialbullet de linksPesquisadores
* Mauricio Fiore
nasceu em 1977 em São Paulo, onde reside. É bacharel em Ciências Sociais  e mestre em Antropologia Social pela pela USP. Publicou diversos trabalhos sobre o tema, entre os quais se destaca sua dissertação de mestrado, publicada no livro Uso de "drogas": controvérsias médicas e debate público (Mercado de Letras/Fapesp, 2006). Atualmente é doutorando em Ciências Sociais na UNICAMP e pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento).


Publicações
Artigos de Autoria Individual
"A medicalização da questão do uso de “drogas” no Brasil: reflexões acerca de debates institucionais e jurídicos".  in Venâncio, Renato & Carneiro, Henrique. Álcool e Drogas na História do Brasil. São Paulo: Alameda Editorial, 2005.
Resenhas
"Punir e Privatizar?". Resenha do livro Privatização de Presídios e Criminalidade: a gestão da violência no capitalismo global de Laurindo Dias Minhoto. São Paulo: Max Limonad, 2000. in Novos Estudos CEBRAP, nº. 60/ Julho de 2001.
"Ayahuasca: usos e estatutos". Resenha do livro O Uso Ritual de Ayahuasca de Beatriz Caiuby Labate e Wladimyr Sena Araújo (orgs.). Campinas: Ed. Mercado de Letras e São Paulo: Fapesp, 2002. in Novos Estudos CEBRAP, nº. 66 julho/2003.
Publicações em anais de eventos
"Algumas reflexões a respeito dos discursos médicos sobre uso de "drogas". no Grupo de Trabalho "Corpo e Pessoa: novas tecnologias biológicas, novas configurações ideológicas" no XXVI Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
"Tensões entre o biológico e o social nas controvérsias médicas sobre uso de drogas". no Seminário Temático "Ciências Sociais e Biologia em cenários contemporâneos: repensando fronteiras e interfaces" no XXVIII Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
COPYLEFT 2009. Todas as informações podem ser copiadas, desde que citadas as fontes.